sábado, 16 de março de 2013

Agama mwanzae, O lagarto aranha Africano

O lagarto-agama (Agama mwanzae), é uma espécie originária da África subsaariana. Ele chamam a atenção pelas cores vivas: os machos tem a cabeça, pescoço e ombros são vermelho-brilhante ou violeta, enquanto o corpo é azul escuro. Já as fêmeas são geralmente marrons.


Agama mwanzae Fêmea






















             Agama mwanzae Macho










São originários no Quênia, Tanzânia e Ruanda na África, o estado de conservação é não preocupante. São vendidos nas Pet-Shops pelo mundo, em cativeiro se torna manso e dócil com o trato diário, mas necessita de equipamentos especializados para manter a temperatura corporal.
A espécie pode crescer até 30 cm de comprimento e possui uma alimentação que inclui gafanhotos, grilos, larvas e outros insetos.

 Mas não é por isso que fazem tanto sucesso, é tudo devido a coloração do macho, ela lembra muito o uniforme do Homem Aranha da Marvel Comics, sendo muito querido pelos fãs do herói.




Apesar de não lançar teias de aranha, possui um poder único (que o diferencia do Homem-Aranha): ele muda de cor à noite ou quando ameaçado, adquirindo um tom amarronzado, como o das fêmeas. Ele pode correr somente nas patas traseiras e, como o xará da Marvel, consegue escalar paredes verticais.






Um comentário: