quinta-feira, 14 de março de 2013

Deilephila elpenor, de Lagarta cobra para Mariposa elefante...

A Deilephila elpenor, conhecida pelo nome comum de mariposa-elefante, é uma espécie de borboleta noturna.

Larva (Lagarta)

A larva da espécie tem cerca de 75 mm de comprimento e é de cor verde e castanha. Como a maior parte das lagartas de esfingídeos (Zoologia Família de mariposas grandes a que pertence o gênero esfinge.) tem uma elevação em forma de espinho curvado para trás, no último segmento abdominal.





Quando perturbada, a lagarta encolhe a protuberância (tromba) para o interior do seu segmento posterior, o que lhe dá uma aparência de cobra, com uma "cabeça" alargada com quatro manchas semelhantes a olhos.

As lagartas da espécie são presa de pássaros, mas muitas vezes hesitam no seu ataque quando a lagarta assume a pose de "cobra". Desconhece-se se as aves se assustam pela semelhança da lagarta com uma cobra ou se pela súbita mudança de uma presa de aspecto conhecido num corpo com um padrão morfológico pouco usual.

O alimento preferido das lagartas são as videiras e diversas onagráceas (entre as quais as fúcsias) e rubiáceas, apesar de também atacar múltiplas outras espécies.

(Lagarta em pose de Cobra para afugentar predadores)


Adulto

O adulto alimenta-se à noite, preferindo o néctar de plantas como as madressilvas e petúnias, razão pela qual ocorre em zonas urbanas e das periferias urbanas onde haja jardins. A Mariposa tem uma envergadura média entre 50 e 70 mm. Tem uma forte coloração, resplandecendo em verde passando pelo cor-de-rosa até chegar ao vermelho quando em voo. Os adultos são predados por algumas espécies de morcegos.

(Mariposa Adulta na Natureza)

.
Distribuição geográfica

A espécie é comum no noroeste e oeste da Europa, estendendo-se a sua distribuição pela Eurásia, através do Cáucaso e da Sibéria até à China e à região setentrional do subcontinente indiano. Ocorre também no Japão e no sul da Coreia. Foram encontrados exemplares na Columbia Britânica (Canadá) e em outras regiões da América do Norte.

(Mariposa Adulta)

Na maior parte da sua área de distribuição geográfica, os adultos emergem de Maio a Julho e as lagartas estão presentes entre Julho e e Setembro, altura em que se formam as crisálidas. Contudo, em algumas áreas do Mediterrâneo e da China os adultos emergem a partir de Abril, por vezes ocorrendo duas gerações por ano.


(Crisálida da espécie, mais conhecida como "fase de casulo")



Curiosidade:

* Esta espécie possui olhos muito sensíveis à cor em ambientes de muito baixa luminosidade, o que lhes confere excelente visão noturna. Os seus olhos incluem dois tipos de omatídeos (uma lente e um conjunto de células receptoras de luz), cada um deles contendo nove células sensitivas à luz, das quais sete contêm um pigmento cujo espectro de absorção tem um pico máximo na parte verde do espectro, mas num dos tipos de omatídeos os restantes dois receptores tem máxima absorção no azul e o outro no ultravioleta. Esta combinação permite visão tricromática (sistema no qual são usadas três cores, vermelho, verde e azul para criar todas as outras cores) em situações de muito baixa luminosidade. Foi demonstrado que os adultos são capazes de discriminar cores em níveis de luminosidade típico da noite e de serem capazes de manter esse nível de discriminação mesmo em situações de mudança da composição espectral da luz incidente, o que lhes permite sempre ver a mesma cor independente da luminosidade do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário